No corpo do texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva está posto que, “o movimento mundial pela Educação Inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.” A partir dos objetivos propostos, a referida Política orienta os sistemas de ensino para promoverem respostas às necessidades educacionais, garantindo:
Continuidade da escolarização até o nível de graduação do ensino e participação da família e da comunidade.
Transversalidade da Educação Especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior e atendimento educacional especializado.
Formação apenas dos diretores escolares para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação, dentro dos limites financeiros das instituições.
Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas com foco, sobretudo, nos deficientes físicos.