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De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação é vista de um...

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação é vista de uma forma ampla, integrando escola - família - comunidade. Nessa perspectiva, a cada escola de Educação em tempo integral compartilha seus saberes, apoiando os educadores na condução de atividades, relacionando os conteúdos acadêmicos com a cultura local, envolvendo agentes e espaços da comunidade no processo de ensino e aprendizagem, estimulando a participação da comunidade e no planejamento e gestão, gerando sentimento de corresponsabilidade em relação ao desenvolvimento dos educandos.


Partindo desse pressuposto, o documento ''Diretrizes Curriculares da Educação Básica Municipal de Jundiaí'' apresenta uma série de reflexões, de diversos pensadores da educação. Dentre eles, o documento cita Paro, que valida o argumento afirmando que:


A

há uma grande diferença entre Escola de Tempo Integral e Educação em Tempo Integral.

B

a escola de tempo integral é mera formalidade legal.

C

o número de horas e dias letivos destinados ao cumprimento do currículo é insuficiente, por isso, uma escola que tem compromisso com seus programas e serviços necessita ampliar suas ações para além do horário formal.

D

a inclusão social só se efetiva a partir da permanência do aluno nos espaços escolares.