A formação de profissionais da educação é tratada, na legislação educacional brasileira...

A formação de profissionais da educação é tratada, na legislação educacional brasileira, como uma necessidade para se ter condições de atender a objetivos diferentes em níveis e modalidades de ensino diferenciadas. Assim, atender ao estudante da educação infantil e ou do ensino fundamental não é a mesma coisa que o do ensino médio, de faixa etária considerada regular, nem o estudante da EJA e ou de nível superior. Também não é a mesma coisa que atender a um adulto que já tem experiência de vários anos no campo profissional dentro do seu processo formal ou informal de qualificação. Nesse sentido, a formação de professores deve ter como fundamento(s) básico(s):

A

adequação a uma estrutura curricular préestabelecida pela escola e coerente com a visão de mundo de cada um dos indivíduos envolvidos no processo.

B

aceitação dos ditames emanados das comunidades local, regional e nacional, com adaptações que se façam necessárias para assunção da conformação social.

C

associação entre teorias e práticas que dêem um referencial básico ao educador, bem como o estabelecimento de um plano permanente de capacitação em serviço.

D

utilização da terminalidade como condição essencial a todos os cursos de formação de professores em cada uma de suas etapas do itinerário de preparação.