Imagem de fundo

Projeto significa intenção de realização futura; lançar algo para adiante, ou seja, aqu...

Projeto significa intenção de realização futura; lançar algo para adiante, ou seja, aquilo que ainda não é, mas pode vir a ser. Desta forma, o Projeto Político-Pedagógico é fruto

A

da atuação concreta dos educadores no cotidiano do trabalho pedagógico, envolvendo todas as ações e situações, a permanente interação entre os educadores e entre os próprios educandos. É um documento elaborado pelo(s) docente(s), contendo a(s) sua(s) proposta(s) de trabalho, em uma área e/ou disciplina específica. Deve ser percebido como um instrumento orientador do trabalho docente. Os professores são articuladores dos projetos.

B

da interação entre os objetivos e as prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelecem, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É um trabalho que exige um processo de reflexão e comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo. Trata-se da conquista coletiva de um espaço para o exercício da autonomia, fundamentada nas considerações legais de todo o sistema de ensino e na perspectiva da sociedade. Os diretores são articuladores dos projetos.

C

de princípios autocráticos e compreende questões relativas à organização e funcionamento da escola como um sistema social, currículo, conteúdo, planejamento e avaliação. É uma forma de se explicitar os principais problemas de cada escola, propor soluções e definir responsabilidades coletivas e individuais na superação desses problemas, sem seguir fórmulas prontas advindas das ciências de projetos. A comunidade escolar é articuladora dos projetos educacionais das unidades.

D

da conquista da soberania e autonomia da escola para estabelecer seus objetivos, suas metas, seus procedimentos e seu plano de ação. Trata-se de um trabalho marcado pela liberdade de pensar e agir, transgressor dos limites das considerações legais, pois não compete à escola, nesse movimento, cumprir ordens e normas a ela impostas por órgãos centrais da educação. A comunidade educativa do entorno é a articuladora dos projetos pedagógicos.