Com a adoção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no ano de 2006, o ensino
da Arte passou a integrar a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Diante disso, a
respeito da proposta para o Ensino Médio, cuja diretriz está registrada na Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional n. 9394/96 e no parecer do Conselho Nacional da Câmara da
Educação Básica, é INCORRETO afirmar que:
A
o principal eixo da proposta é o respeito à diversidade.
B
o PCN é um documento de natureza indicativa e interpretativa que propõe: a interatividade, o
diálogo e a construção de significados na, pela e com a linguagem.
C
no documento constam propostas de mudanças qualitativas para o processo de Ensino e
Aprendizagem no Nível Médio.
D
o documento adota a perspectiva de criar um Ensino Médio com identidade, que atenda às
expectativas de formação escolar dos alunos para o mundo contemporâneo.
E
mesmo com todos os avanços, nas escolas, a Arte continuou sendo entendida como mera
proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de
educação escolar, e os professores devem atender a todas as linguagens artísticas com um sentido
de prática polivalente.