Imagem de fundo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional completou uma década. Durante este tem...

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional completou uma década. Durante este tempo, foram percebidos muitos avanços, no que diz respeito às incumbências dos municípios, dentre os quais se destaca a(o):

A

coordenação da política de educação, articulando diferentes níveis e sistemas e exercendo função nominativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

B

elaboração e execução de políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações com o estado.

C

cumprimento de dias letivos e horas-aula estabelecidos, além da participação integral nos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

D

estabelecimento de competências e diretrizes para a educação infantil e o ensino fundamental, que norteiam os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.

E

oferecimento de educação infantil e, prioritariamente de ensino fundamental, com investimentos em outros níveis de ensino, realizados quando atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência.