O debate educacional tem expressado a mudança do cenário socioeconômico dos últimos ano...

O debate educacional tem expressado a mudança do cenário socioeconômico dos últimos anos. A qualidade do ensino passou a integrar a agenda dos políticos como meio para alcançar a competitividade da produção nacional no mercado mundial e o desenvolvimento de uma cidadania apta a operar no mundo globalizado. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

A

No caso da educação pública, a mudança no cenário socioeconômico dos últimos anos implica um novo modelo de gestão por intermédio da descentralização financeira e administrativa: dar autonomia às instituições escolares sem responsabilizá-las pelos resultados educativos.

B

A globalização dos mercados e o desenvolvimento de tecnologias de ponta criaram a necessidade de se dar um novo significado à organização escolar, para que a escola seja eficiente e democrática no processo de formação do cidadão da era moderna.

C

A inovação não vem acompanhada de políticas voltadas para a compensação das desigualdades extremas.

D

No contexto das inovações socioeconômicas, não há a necessidade de se firmar um acordo amplo entre os vários setores sociais para que sejam efetuadas reformas estruturais nas instituições sociais e políticas.

E

O papel do Estado na educação deve ser o de manter suas funções dirigistas e centralizadoras, impedindo a criação de condições para que as práticas inovadoras sejam realizadas ou sejam condenadas ao fracasso, por meio da burocratização.