Imagem de fundo

A Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 determina que a verificação d...

A Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 determina que a verificação do rendimento escolar deve ser feita com base em avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.


Relacione a coluna da direita com a coluna da esquerda considerando o tipo de avaliação e seu conceito.


I – Avaliação formativa

II – Avaliação somativa

III – Avaliação diagnóstica

IV – Avaliação interna

V – Avaliação em larga escala


(A) É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional para aferir o grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos. Sua principal característica é a capacidade de, além de informar, situar e classificar o avaliado, tendo a perspectiva de conclusão em evidência.

(B) É uma modalidade de avaliação utilizada para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu foco é o desempenho da escola e o seu resultado possibilita aos gestores a implementação de políticas públicas.

(C) É uma modalidade avaliativa de caráter pedagógico, voltada para o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Uma das mais importantes características dessa avaliação é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas.

(D) É uma modalidade avaliativa realizada pelo professor durante seu trabalho em sala de aula e corresponde à verificação da aprendizagem dos alunos. O foco dessa avaliação são os resultados do processo de ensino e aprendizagem.

(E) É uma modalidade avaliativa que tem por objetivo obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.


Marque a correspondência CORRETA:

A

I-A; II-D; III-C; IV-B; V-E.

B

I-E; II-B; III-C; IV-A; V-D.

C

I-D; II-C; III-A; IV-E; V-B.

D

I-C; II-A; III-E; IV-D; V-B.