Imagem de fundo

Pensando no processo das situações vivenciadas pela criança e buscando a garantia de um...

Pensando no processo das situações vivenciadas pela criança e buscando a garantia de um processo contínuo vivenciado por ela nos diferentes momentos, as instituições escolares devem agir de qual forma na Educação Infantil?

A

Planejar e efetivar o acolhimento das crianças e de suas famílias quando do ingresso na instituição, considerando a necessária adaptação das crianças e seus responsáveis às práticas e relacionamentos que têm lugar naquele espaço, e visar o conhecimento de cada criança e de sua família pela equipe da Instituição

B

Priorizar a observação atenta dos adultos e mediar as relações que as crianças estabelecem com os adultos, as situações e objetos, para orientar as mudanças de turmas pelas crianças e acompanhar seu processo de vivência e desenvolvimento no interior da instituição.

C

Elaborar o projeto político-pedagógico sem consulta e participação das equipes da creche e da pré-escola.

D

Acabar com as formas de articulação entre os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (encontros, visitas, reuniões) e excluir instrumentos de registro.

E

Elaborar o trabalho pedagógico de forma individual sem participação da equipe. Não serão necessários acompanhamentos por relatórios descritivos das crianças nos primeiros meses, pois elas ainda não apresentam desenvolvimento significativo de sua aprendizagem.