No que se refere ao processo de fundamentar cientificamente o pensamento pedagógico na ...

No que se refere ao processo de fundamentar cientificamente o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, assinale a opção correta.

A

O marco inicial desse processo é a fundação da Associação Nacional pela Formação de Professores, em 1924, que passou a organizar anualmente, a partir de 1927, as conferências nacionais de educação.

B

Nesse processo, o pensamento pedagógico brasileiro elegeu a ciência fenomenológica como a grande aspiração para orientar a reconstrução social do país.

C

Do início da década de 20 à década de 40 do século XX, a educação embasava-se predominantemente na ciência sociológica, tendo a década de 50 sido marcada por um deslocamento em direção à psicologia.

D

A ascensão da pedagogia ao estatuto científico ocorreu com o debate entre o positivismo de Skinner e o construtivismo de Piaget.

E

A reforma da instrução pública do Distrito Federal empreendida por Anísio Teixeira aspirava a um sólido embasamento científico, tendo inclusive acrescentado à estrutura educacional um Instituto de Pesquisas Educacionais.