Imagem de fundo

Oliveira (2018, p. 37) afirma que, em nosso país, “as instituições mantidas pelo poder ...

Oliveira (2018, p. 37) afirma que, em nosso país, “as instituições mantidas pelo poder público têm dado prioridade de matrícula aos filhos de trabalhadores de baixa renda, invocando a noção de ‘risco social’. Por vezes, o argumento é que a educação das crianças em idade anterior à do ingresso no ensino fundamental deve ser um serviço de assistência às famílias, para que pais e mães possam trabalhar despreocupados com os cuidados básicos a serem ministrados a seus filhos pequenos. Em outras ocasiões, sustenta-se, particularmente por parte dos grupos sociais privilegiados, que a creche e a pré-escola devem ser organizações preocupadas em garantir a aprendizagem e o desenvolvimento global das crianças desde o nascimento”.


Para a autora, esses fatos revelam uma oposição enganosa. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o entendimento da autora sobre essa oposição enganosa:

A

Devem ser consideradas as creches como instituições assistenciais e as pré-escolas como educativas.

B

Não é possível ter a guarda das crianças sem as educar, e educá-las envolve também tomar conta delas.

C

Para cuidar das crianças, as creches necessitam de profissionais técnicos e, não necessariamente, de profissionais com formação em licenciatura.

D

O seio familiar é o espaço por excelência do cuidar, enquanto as instituições de educação infantil devem se organizar a partir de práticas educativas formais.