O espaço escolar, tal como é concebido, talvez um dia desapareça ou se modifique devido...

O espaço escolar, tal como é concebido, talvez um dia desapareça ou se modifique devido a uma sociedade que, cada vez mais, se intensifica de informações, que, por sua vez, circulam com maior velocidade. A questão sobre o conhecimento, no sentido do que ensinar, também precisa ser repensada e renovada pela escola como um todo. Com essa constatação, Carbonell (2002) estabelece alguns componentes para atender a essa demanda de um “conhecimento inovador”. Nesse sentido, assinale a alternativa abaixo que indica um desses componentes.

A

É necessário um conhecimento mais democrático, inclusivo e comprometido com a educação integral e, também, com as inteligências múltiplas, auxiliando em uma melhor compreensão do mundo, das outras pessoas e de cada um.

B

Um conhecimento que se sustente pela memorização de fatos, mesmo que estes sejam limitados no estabelecimento de suas relações.

C

Entendimento, por parte do professor, de que, na aprendizagem, o importante para o aluno é, basicamente, a quantidade de experiências vividas pelo aluno.

D

Pensar uma nova organização do conhecimento, porém, sem dispensar o parcelamento do conhecimento em áreas do conhecimento.

E

É preciso não deixar de lado que a sala de aula necessita de disciplina e que isso implica no respeito à hierarquia e à voz de comando e de autoridade do professor.