Imagem de fundo

A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo...

A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.


No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.

A

A escola atual deve preservar uma tradição monocultural.

B

Expressões que veiculam juízos de valor sobre determinados grupos sociais e(ou) culturais, assim como brincadeiras, são âmbitos especialmente sensíveis às manifestações de discriminação no cotidiano escolar.

C

Preconceitos e diferentes formas de discriminação presentes no cotidiano escolar não devem ser problematizados, desvelados, desnaturalizados, com vistas a evitar a reprodução de padrões de conduta reforçadores dos processos discriminadores presentes na sociedade.

D

Dinâmicas de relacionamento, de reconhecimento mútuo, de aceitação e de valorização do “outro” e diálogo intercultural constituem práticas educativas monoculturais.

E

A cultura escolar já superou a representação padronizadora da igualdade.