Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) podem ser compreendidos como uma tentativa de repensar os saberes fechados e incorporar saberes mais abertos na formação dos adolescentes e jovens. Eles reafirmam os vínculos dos conteúdos escolares com as demandas postas pelo mundo do trabalho e por processos científicos e tecnológicos avançados e também, ressaltam o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Nesse sentido enfatizam uma formação que possibilite
a participação social e política, o exercício da cidadania, a criatividade, o respeito à diversidade, à ética, aos valores, às virtudes, à afetividade, à intuição, bem como a utilização de diversas linguagens, a interpretação e fruição das produções culturais e, ainda, a análise crítica.
o ajustamento aos interesses do mercado de trabalho, ao domínio dos conteúdos das disciplinas, ao domínio da informática, a prática do individualismo e da competitividade.
a adequação ao mundo que se modifica, a execução de múltiplas tarefas nas diferentes áreas de atuação, a responsabilidade pelas atividades realizadas pelos pares, a plasticidade em relação ao espaço-tempo de formação.
a adaptação a contextos locais, em detrimento de contextos globais, potencializando a atribuição de significados à realidade e a intervenção nesta.