Imagem de fundo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) podem ser compreendidos como uma tentativa d...

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) podem ser compreendidos como uma tentativa de repensar os saberes fechados e incorporar saberes mais abertos na formação dos adolescentes e jovens. Eles reafirmam os vínculos dos conteúdos escolares com as demandas postas pelo mundo do trabalho e por processos científicos e tecnológicos avançados e também, ressaltam o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Nesse sentido enfatizam uma formação que possibilite

A

a participação social e política, o exercício da cidadania, a criatividade, o respeito à diversidade, à ética, aos valores, às virtudes, à afetividade, à intuição, bem como a utilização de diversas linguagens, a interpretação e fruição das produções culturais e, ainda, a análise crítica.

B

o ajustamento aos interesses do mercado de trabalho, ao domínio dos conteúdos das disciplinas, ao domínio da informática, a prática do individualismo e da competitividade.

C

a adequação ao mundo que se modifica, a execução de múltiplas tarefas nas diferentes áreas de atuação, a responsabilidade pelas atividades realizadas pelos pares, a plasticidade em relação ao espaço-tempo de formação.

D

a adaptação a contextos locais, em detrimento de contextos globais, potencializando a atribuição de significados à realidade e a intervenção nesta.