Questões de Concurso de Conhecimento: os vários modos de conhecer o mundo - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1139230

Concurso SAEB Coordenador Pedagógico 2017

Questão 1

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

Com base no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.

Chamado de tecnicismo esse pensamento está presente no pensamento pedagógico brasileiro e nas políticas públicas de educação no período entre

  • A.

    1920 e 1932.

  • B.

    1932 e 1969.

  • C.

    1549 e 1759.

  • D.

    1980 e 1991.

  • E.

    1969 e 1980.

Questão de Concurso - 1076785

Concurso SEE SP Professor de Educação Básica - Área: Artes 2010

Questão 16

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Hugo Assmann, ao tratar do pensamento pedagógico, argumenta sobre a viabilidade e necessidade de renovação desse pensamento e da proposição de novos eixos articuladores, vinculados às transformações profundas nos contextos educacionais. Os eixos de problematização destacados pelo autor, que alteram a concepção básica do que poderia e deveria acontecer nas práticas educativas são:

I. como se processa o conhecimento em seres vivos.

II. a equiparação entre processos vitais e processos cognitivos.

III. a nova cultura de aprendizagem que surge na sociedade do conhecimento.

IV. a criação de uma cultura empresarial orientada para a aprendizagem.

V. novos espaços organizativos possibilitados pelos recursos científico-técnológicos.

Está correto APENAS o apresentado em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Questão de Concurso - 1141550

Concurso SEDUC GO Professor - Área: Biologia 2010

Questão 8

Universidade Federal do Goiás (UFG)

Nível Superior

O pensamento pedagógico brasileiro constitui-se do esforço de análise crítica de vários autores ao pensamento pedagógico oficial. Uma das sínteses mais conhecidas é a de Dermeval Saviani, que identifica na história da educação as seguintes tendências:

  • A.

    pedagogia do consenso, pedagogia do conflito, pedagogia libertária, pedagogia da diferença.

  • B.

    concepção reprodutivista, concepção revolucionária, concepção bancária, concepção cultural.

  • C.

    concepção humanista tradicional, concepção humanista moderna, concepção analítica, concepção dialética.

  • D.

    pedagogia dialógica, pedagogia da comunicação, pedagogia radical, pedagogia do oprimido.

Questão de Concurso - 1136779

Concurso Professor de Educação Infantil/Ensino Fundamental - Especialidade: Regente de Turma 2009

Questão 11

Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível Superior

Os textos abaixo serão utilizados para responder às questões 11 e 12:

Texto 1

Segundo J. Carlos Libâneo, “educar (em latim, educare) é conduzir de um estado para outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. O ato pedagógico pode, então, ser definido como uma atividade sistemática de interação entre os seres vivos sociais, tanto no nível do intrapessoal como no nível da influência do meio”.

Texto 2

“Cada povo tem um processo de educação pelo qual transmite a cultura, seja de maneira informal ou por meio de instituições como a escola. No entanto, nem sempre o homem reflete especificamente e de maneira rigorosa sobre o ato de educar”.

Texto 3

“A revalorização da profissão de magistério deve começar pelos cuidados com a formação do professor. Tornar os cursos de magistério momentos efetivos de reflexão sobre a educação é condição para a superação meramente burocrática em que mergulham muitos desses cursos”.

ARANHA,M. Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. (p. 50, 108, 152 )

Considerando a importância dos aspectos filosóficos imbricados no processo educacional, assinale a alternativa que NÃO condiz com o pensamento da autora:

  • A.

    Educação é um conceito genérico, porém, amplo, que implica no processo de desenvolvimento integral do homem, ou seja, de sua capacidade física, intelectual e moral.

  • B.

    A ação pedagógica torna possível a relação de reciprocidade entre indivíduos e sociedade, instaurando-se neste campo a instância mediadora.

  • C.

    A educação, muitas vezes, é oferecida de maneira espontânea, a partir do senso comum, repetindo-se costumes transmitidos de geração para geração. Assim, a teoria torna-se necessária permitindo que a ação pedagógica se efetive.

  • D.

    Os cursos de magistério, pedagogia e licenciatura devem proporcionar uma compreensão assistemática da educação, oportunizando o desenvolvimento de um trabalho pedagógico em que são valorizados os aspectos do senso comum.

Questão de Concurso - 308214

Concurso SEED SE Supervisor de Ensino 2003

Questão 1

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A garantia do direito à educação é certamente um dos requisitos para a diminuição das disparidades sociais existentes. De um lado, são inegáveis os avanços no plano formal; de outro lado, o cotidiano das escolas contradizem o ideal de uma educação de qualidade para todos. Este é um problema antigo da educação brasileira. Anísio Teixeira, há décadas, denunciava a distância entre valores proclamados e valores reais, indicando que

  • A.

    a má formação dos educadores constitui o principal entrave à realização da proposta educacional.

  • B.

    a falta de motivação dos alunos, e até uma certa hostilidade, representa o principal obstáculo à ação dos educadores.

  • C.

    a escola é, em si, uma instituição artificial e incompleta, sem recursos para realização de um projeto educacional.

  • D.

    a duplicidade de objetivos educacionais decorre de uma sociedade dividida entre ricos e pobres.

  • E.

    a escola brasileira deveria ser inventada e não recriada, visto que a escola real é um prolongamento da escola européia.

Questão de Concurso - 54062

Concurso Auxiliar de Sala 2004

Questão 2

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Médio

Quanto a Pedagogia Brasileira é correto afirmar:

  • A.

    A pedagogia de cunho religioso católico reproduzia, em muitos aspectos os preceitos educacionais do protestantismo, que foi responsável pelo ensino no Brasil por mais de duzentos anos.

  • B.

    A pedagogia tradicional muito deve aos princípios do jesuitismo. A Pedagogia Tradicional compôs-se na verdade das teorias pedagógicas modernas americanas e alemãs, com substrato comum no herbartismo.

  • C.

    Para o pensamento da Pedagogia Libertária, a tríade capitalismo, Estado e Igreja, representavam a sociedade moderna, que deveria se firmar como Estado-nação brasileira.

  • D.

    O movimento Escola Nova enfatizou os métodos tradicionais da Pedagogia Tradicional, dando ênfase ao trabalho pedagógico centrado no professor.

Questão de Concurso - 361699

Concurso Professor - Área: Educação Artística e Artes Cênicas 2004

Questão 7

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

Enumere as lacunas da coluna B de acordo com o termo conceitual apresentado na coluna A:

Coluna A

1. Percepção da educação brasileira nos anos 70.

2. Perspectiva curricular da educação popular.

3. Perspectiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos.

4. Movimento de renovação curricular da década de 80 do século XX.

Coluna B

( ) Focaliza questões referentes ao conhecimento escolar, propondo- se a resgatar a importância dos conteúdos e a ressaltar a função básica da escola – a transmissão do saber sistematizado, a transmissão dos conteúdos escolares.

( ) Adota-se o ponto de vista que a escola deve transmitir a todos a que ela tenha acesso, sem discriminação, o "saber universal", ou seja, o saber historicamente acumulado, necessário à formação de cidadãos.

( ) A abordagem crítica de questões curriculares no Brasil acentua- se quando se inicia o processo de redemocratização do país, e especialistas brasileiros, preocupados com os altos índices de evasão e repetência, problematizam o currículo e a estrutura da escola.

( ) Para pensar a escola e o currículo, os autores rejeitam a dicotomização entre saber sistematizado e conscientização, argumentando que tudo que é ensinado e aprendido precisa sê-lo criticamente.

A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:

  • A.

    3, 4, 1, 2.

  • B.

    4, 2, 1, 3.

  • C.

    1, 2, 4, 3.

  • D.

    3, 4, 2, 1.

Questão de Concurso - 361741

Concurso Professor - Área: Educação Artística e Artes Cênicas 2004

Questão 11

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

O objetivo do Teatro do Oprimido é:

  • A.

    impedir que opressores façam teatro.

  • B.

    transformar os opressores para que deixem de oprimir.

  • C.

    transformar o povo, "espectador", ser passivo do fenômeno teatral, em sujeito transformador da ação dramática.

  • D.

    transformar o espectador através de mensagens contrárias à opressão do homem pelo homem.

Questão de Concurso - 76145

Concurso UFPE Pedagogo - Área Supervisão Educacional 2004

Questão 26

COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível Superior

A qualidade do ensino, frente aos novos desafios da educação brasileira, está atrelada ao processo econômico que a sociedade vem sofrendo nos últimos anos. Palavras de ordem, como flexibilidade, autonomia, empreendedorismo, terceirização e qualidade total estão sendo inseridas nas discussões educacionais, e fazem parte de qual processo econômico?

  • A.

    Reestruturação produtiva.

  • B.

    Reformulação curricular.

  • C.

    Reordenação globalizante.

  • D.

    Segunda revolução industrial.

  • E.

    Movimento gestacional.

Questão de Concurso - 29641

Concurso Orientador Pedagógico 2004

Questão 46

MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA.

Nível Superior

Podemos falar de diversas formas e momentos de reflexão. Weis e Lourden (citado em texto de Carlos Marcelo Garcia), defendem que pensamento reflexivo e a ação podem decorrer separada ou simultaneamente e, com base nesta relação, identificam quatro formas de reflexão. Assinale a alternativa que corresponde a segunda forma de reflexão, o exame:

  • A.

    Implica uma referência do professor a acontecimentos ou ações que ocorreram ou que podem ocorrer no futuro.

  • B.

    Implica uma reflexão interiorizada, pessoal, mediante a qual o professor reconsidera os seus pensamentos e sentimentos numa perspectiva distanciada relativamente à atividade diária e cotidiana.

  • C.

    Permite ao professor analisar a sua prática, identificando estratégias para melhorar.

  • D.

    Reporta-se aos pensamentos dos professores durante o ato de ensino.