Quanto aos objetivos gerais da disciplina de língua portuguesa com vistas ao Ensino Fundamental, no processo de ensino e aprendizagem nos diferentes ciclos dessa fase, a expectativa é que “o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. Para isso, a escola deverá organizar um conjunto de atividades que, progressivamente, possibilite ao aluno utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a realidade, operando sobre as representações construídas em várias áreas do conhecimento”:
A
“contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões”.
B
“percebendo os processos de convencimento utilizados para atuar sobre o interlocutor/leitor”.
C
"identificando e repensando juízos de valor tanto socioideológicos (preconceituosos ou não) quanto histórico-culturais (inclusive estéticos) associados à linguagem e à língua”.
D
“sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos, reconstruindo o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes”.