Imagem de fundo

No que diz respeito ao Plano de Desenvolvimento Institucional e ao Projeto Pedagógico I...

No que diz respeito ao Plano de Desenvolvimento Institucional e ao Projeto Pedagógico Institucional, esses instrumentos devem acompanhar o Planejamento Estratégico da Instituição. Dessa forma, correlacione as colunas a seguir quanto aos conceitos desses instrumentos institucionais:


1. PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI

2. PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL – PPI

3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


a. Constitui-se em um instrumento político, filosófico e teóricometodológico que orienta as práticas acadêmicas da IES, considerando sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos.

b. Se constitui um orientador das ações dos gestores, de modo a atingir os resultados esperados e superar mudanças e contingências institucionais. Deve ser elaborado para um período de cinco anos e tem caráter normativo; assim, apresenta a missão, objetivos, metas, ações e prazos a serem alcançados.

c. Objetiva otimizar o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes, para melhorar a gestão e assim garantir a qualidade do serviço oferecido à sociedade, como também desencadear uma reflexão coletiva que promove a adoção de uma prática educativa.


(DIAS, J. H. R. C.; SOUSA, J. C. Estratégia institucional: relação entre o pdi, ppi e planejamento estratégico no IFB. RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, v.21, n.2, p. 334-349, maio-ago. 2017 – Adaptado)


A associação correta é

A

1a – 2b – 3c.

B

1c – 2a – 3b.

C

1c – 2b – 3a.

D

1b – 2c – 3a.

E

1b – 2a – 3c.