Imagem de fundo

Durante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi...

Durante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi questionada por uma das mães sobre o motivo pelo qual as crianças eram organizadas em duplas de trabalho. Antes que pudesse responder, outra mãe interveio, alegando não ser esta a melhor forma de organização. Diante dos questionamentos e com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor da 3.ª série – Ciclo I, a professora defendeu essa forma de organização, argumentando, acertadamente, que a função das duplas é

A

garantir que todos façam as atividades corretamente.

B

fazer com que os amigos fiquem juntos, garantindo um clima harmonioso na turma.

C

favorecer a mobilização dos conhecimentos de cada um, para que possam avançar em seus conhecimentos.

D

mesclar aqueles alunos que já dominam a base alfabética com aqueles que ainda estão numa hipótese inicial do sistema de escrita.

E

agrupar os alunos que possuem níveis de conhecimentos iguais, para que juntos, e em colaboração, avancem em suas hipóteses.