Uma professora percebeu que sua turma de 1º ano do Ensino Médio estava apresentando mui...

Uma professora percebeu que sua turma de 1º ano do Ensino Médio estava apresentando muitas dificuldades em relação às irregularidades ortográficas S, SS e Ç. Isso somente foi notado a partir de levantamento e tabulação dos erros cometidos pelos alunos em suas produções textuais durante todo o trimestre. Assim, a professora, embora não tivesse previsto desenvolver esse conteúdo no planejamento anual, elaborou uma sequência didática para desenvolver o conteúdo apontado, a fim de contribuir para amenizar a presença de erros nos textos dos alunos. O coordenador pedagógico considerou a ação da professora bastante pertinente no que se refere ao currículo repensado a partir de avaliação e solicitou que ela compartilhasse na reunião de trabalho com os professores sua vivência relatada. Acerca desse assunto, é correto afirmar que

A

a avaliação feita pela professora na etapa descrita é somativa, pois agregou um novo saber àquele já desenvolvido, embora não estivesse previsto no currículo da série.

B

a avaliação feita pela professora é classificatória, pois verificar dados e tabulá-los mostra que alguns alunos sabem determinados conteúdos e outros alunos não sabem.

C

a avaliação feita pela professora é formativa, pois reorientou o processo a partir de uma necessidade real dos alunos.

D

a avaliação feita pela professora pode, na verdade, ser considerada falha, pois se desviou do programa inicial e, provavelmente, ao final do ano não serão cumpridos os objetivos essenciais, o que não foi notado pelo coordenador.