Imagem de fundo

Sobre observação, registro e avaliação formativa, assinale a alternativa correta.

Sobre observação, registro e avaliação formativa, assinale a alternativa correta.

A

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento progressivo da independência e autonomia, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela.

B

No que se refere à avaliação formativa, são apontadas aqui aprendizagens prioritárias para crianças até os três anos de idade: reconhecer o próprio nome, o nome de algumas crianças de seu grupo e dos adultos responsáveis por ele e valorizar algumas de suas conquistas pessoais.

C

A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

D

A partir dos três e até os seis anos, pode-se esperar que as crianças manifestem suas preferências, seus desejos e desagrados, mas não que demonstrem o desejo de independência em relação aos adultos no que se refere às ações cotidianas.