Para Freitas (2007, p. 973), “as novas formas de exclusão atuam agora por dentro da esc...

Para Freitas (2007, p. 973), “as novas formas de exclusão atuam agora por dentro da escola fundamental. Adiam a eliminação do aluno e internalizam o processo de exclusão”. Dentre essas formas de exclusão, pode-se destacar a concepção e os procedimentos avaliativos, utilizados no interior das salas de aula de escolas que atendem a maioria da população. Uma concepção de avaliação, e respectivos procedimentos avaliativos, que estão a favor da inclusão efetiva dos estudantes no interior da escola por auxiliá-los no sucesso escolar, é a que
A
posiciona o desempenho do aluno individualmente nas estatísticas de tendências globais dos sistemas de ensino, garantindo um diagnóstico confiável.
B
cria novas maneiras informais de avaliação, liberando todo o fluxo de alunos, no interior da escola, para os anos sucessivos, tornando o ambiente mais agradável para toda a comunidade escolar.
C
reduz a ênfase na avaliação formal do aluno em sala, cujos resultados são interpretados como norteadores das ações pedagógicas, que promovam a aprendizagem dos estudantes que conseguem realmente aprender.
D
avalia o saber do aluno e proporciona, a partir da interpretação dos resultados, novas construções conceituais, em momentos dialógicos no interior da escola, apoiados por materiais e procedimentos didáticos de qualidade.
E
adia a eliminação do aluno com dificuldades de aprender, com dificuldades familiares, porque são sofredores e tristes, sem fortalecer às condições de aprendizagem deste aluno, ao longo dos anos de permanência na escola.