Se o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, s...

1
Q863008
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Se o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados, senão como algo indesejável e digno de um dado de reprovação. Esta é uma postura docente. Se, contrariamente, introduzimos a problemática do erro numa perspectiva dialógica e construtivista, então o erro é fecundo e positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano. A opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno. Corrigir para ver se aprendeu, reflete um novo paradigma da avaliação. Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber significa:
A
desenvolver uma ação avaliativa mediadora.
B
abolir a reprovação dos alunos em massa.
C
avaliar o aluno a partir da sua história de vida.
D
notar que existem diferentes ritmos de aprendizagem.
E
permitir a política da aprovação automática.