Segundo Luckesi, “avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor
resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. [...] O ato de
avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no
julgamento de aprovação ou reprovação”. Partilhando da concepção de Luckesi, a avaliação com função classificatória
e com função diagnóstica, respectivamente,
A
“constitui um instrumento estático, freando o processo de crescimento e desenvolvimento do indivíduo”; “constitui
um momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia, do
crescimento para a competência.”
B
“constitui um instrumento opcional, freando o processo de crescimento e desenvolvimento do indivíduo”; “constitui
um momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da inteligência, do crescimento para a
autonomia, do crescimento para a competência.”
C
“constitui um instrumento estático, impedindo o processo de crescimento e desenvolvimento do indivíduo”;
“constitui um momento estático do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a
autonomia, do crescimento para a competência.”
D
“constitui um instrumento dinâmico, estimulando o processo de crescimento e desenvolvimento do indivíduo”;
“constitui um momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a
socionomia, do crescimento para a competência.”