Questões de Concurso de Plano Nacional de Educação (PNE) - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1177772

Concurso SEC Coordenador Pedagógico 2017

Questão 4

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A obrigatoriedade de um Plano Nacional de Educação de duração decenal foi introduzida na Constituição Federal, em 2009, pela Emenda Constitucional 59, com o objetivo de articular o Sistema Nacional de Educação. No âmbito dessa legislação, o Sistema Nacional de Educação é

  • A.

    um único sistema educacional que passa a operar no território nacional por meio da federalização dos sistemas estaduais e municipais.

  • B.

    um sistema educacional central que define e comanda sistemas locais auxiliares a partir da determinação de objetivos, metas e resultados.

  • C.

    o conjunto dos sistemas educacionais autônomos, com suas competências específicas que atuam em regime de colaboração.

  • D.

    um modelo que centraliza as funções distributiva, supletiva, normativa, de supervisão e avaliação da educação municipal e estadual.

  • E.

    um conjunto de serviços e produtos, de materiais apostilados e assessorias que são adquiridos por licitação para serem utilizados nas escolas de todo país.

Questão de Concurso - 1139588

Concurso SAEB Professor - Área: Linguagens com Ênfase em Língua Portuguesa 2017

Questão 5

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

A aprovação do Plano Nacional de Educação, em 2014, inaugurou uma nova fase para as políticas educacionais brasileiras. Além das diretrizes que são sinalizadoras de busca de maior organicidade para a educação nacional no decênio 2014/2024, o PNE

  • A.

    apresenta 20 metas e estratégias que englobam a educação básica e a educação superior, a discussão sobre qualidade, avaliação, gestão democrática, financiamento educacional e valorização dos profissionais da educação.

  • B.

    contribui para a viabilização do Projeto “Uma ponte para o futuro”, a garantia da vinculação de recursos orçamentários para as áreas de educação e maior qualificação do ensino básico.

  • C.

    propõe um currículo mínimo unificado a todos os cursos de licenciaturas, objetivando a melhoria desse nível de ensino e sua expansão, bem como garantindo o direito à aprendizagem em toda a educação básica.

  • D.

    condiciona a organização dos sistemas de ensino dos entes federados, assim como determina os objetivos e metas que deverão ser utilizados pelas políticas públicas.

  • E.

    estabeleceu que o acesso ao ensino fundamental e médio é um direito subjetivo e um dever ser atendido por estados, Distrito Federal e municípios.

Questão de Concurso - 1139800

Concurso SEDUC GO Professor - Área Biologia 2018

Questão 18

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O atual PNE é um projeto nacional que determinou diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. Quanto às metas do PNE, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A meta 2 do PNE pretende a universalização do ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a quatorze anos de idade e a garantia de que 100% dos alunos concluam essa etapa, na idade recomendada, até 2024.

  • B.

    A meta 5 do PNE almeja a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 1.° ano do ensino fundamental.

  • C.

    A meta 7 do PNE trata do fomento à melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir a média nacional para o IDEB de 6,0, até 2021, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio.

  • D.

    A meta 10 prevê a oferta de, no mínimo, 50% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

  • E.

    A meta 11 almeja triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público.

Questão de Concurso - 1193284

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Coordenador de Turno 2019

Questão 11

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

O Plano Nacional da Educação, conjunto de metas para a educação brasileira, proposto em 2014 e com conclusão prevista para 2024, tem como uma de suas metas “fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as médias nacionais para o IDEB”.

(http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-deeducacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 - acessado em outubro de 2019)

Para cumprir a proposta de elevar a qualidade da educação básica no país, uma das ações foi a implantação da (do, dos):

  • A.

    SAEB, que avalia a Educação Básica, no ano de conclusão do Ensino Médio, classificando as escolas de acordo com o rendimento nesse exame.

  • B.

    Programa de Alfabetização na Idade Certa, que tem como objetivo principal garantir a alfabetização das crianças até os doze anos de idade.

  • C.

    SISU, que promove acesso democrático às vagas do Ensino Médio, nas escolas federais do país, sobretudo nos locais em que não há vagas públicas para todos.

  • D.

    BNCC, que estabelece conhecimentos, competências e habilidades para todos os estudantes durante a escolaridade básica.

  • E.

    PCNs, que relacionam conteúdos e objetivos para cada uma das séries da educação básica, equilibrando as avaliações em nível nacional.

Questão de Concurso - 1210188

Concurso IFFAR Pedagogo 2019

Questão 31

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), as conferências nacionais de educação realizar-se-ão com intervalo de até quantos anos entre elas?

  • A.

    6.

  • B.

    5.

  • C.

    4.

  • D.

    3.

  • E.

    2.

Questão de Concurso - 1210189

Concurso IFFAR Pedagogo 2019

Questão 32

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Uma das metas do PNE é elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional. As estratégias estabelecidas para que essa meta seja alcançada são, EXCETO:

  • A.

    Realizar avaliação, por meio de exames específicos, que permita aferir o grau de alfabetização de jovens e adultos com mais de 21 (vinte e um) anos de idade.

  • B.

    Assegurar a oferta gratuita da educação de jovens e adultos a todos os que não tiveram acesso à educação básica na idade própria.

  • C.

    Realizar diagnóstico dos jovens e adultos com ensino fundamental e médio incompletos, para identificar a demanda ativa por vagas na educação de jovens e adultos.

  • D.

    Implementar ações de alfabetização de jovens e adultos com garantia de continuidade da escolarização básica.

  • E.

    Criar benefício adicional no programa nacional de transferência de renda para jovens e adultos que frequentarem cursos de alfabetização.

Questão de Concurso - 1210632

Concurso IFFAR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 29

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

Segundo o Plano Nacional de Educação, a meta 13 diz o seguinte: “elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores.” Para que isso ocorra, algumas estratégias são propostas. Sendo assim, analise as assertivas abaixo quanto a tais estratégias e assinale a alternativa correta.

I. Ampliar a cobertura do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, de modo a ampliar o quantitativo de estudantes e de áreas avaliadas no que diz respeito à aprendizagem resultante da graduação.

II. Induzir processo contínuo de autoavaliação das instituições de educação superior, fortalecendo a participação das comissões próprias de avaliação, bem como a aplicação de instrumentos de avaliação que orientem as dimensões a serem fortalecidas, destacando-se a qualificação e a dedicação do corpo docente.

III. Elevar o padrão de qualidade das universidades, direcionando sua atividade, de modo que realizem, efetivamente, pesquisa institucionalizada, articulada a programas de pósgraduação stricto sensu.

IV. Promover a formação inicial e continuada dos(as) profissionais técnico-administrativos da educação superior.

  • A.

    Todas estão corretas.

  • B.

    Todas estão incorretas.

  • C.

    Apenas I e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas II e III estão corretas.

  • E.

    Apenas I, II e IV estão corretas.

Questão de Concurso - 1019709

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Administração 2018

Questão 40

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O Plano Distrital da Educação (PDE) (2015–2024), a exemplo do Plano Nacional da Educação (PNE), é um documento que expressa as demandas da sociedade, estabelece prioridades e metas e aponta caminhos para a sua efetivação por meio de estratégias. Assim, configura‐se como uma política pública de Estado que favorece o planejamento de ações diante das demandas da educação. No que se refere a esse tema, julgue os itens de 36 a 40. O PDE visa a aumentar a matrícula da educação profissional por meio da educação profissional integrada ao ensino médio.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1086429

Concurso UFCG Assistente em Administração 2016

Questão 28

COMPROV/UFCG

Nível Médio

A meta 4 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) tem por objetivo:

  • A.

    Universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.

  • B.

    Universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, exclusivamente na rede regular de ensino.

  • C.

    Universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento em salas especiais e separados dos demais alunos.

  • D.

    Universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, prioritariamente em estabelecimentos privados e conveniados.

  • E.

    Universalizar, para a população de zero a dezoito anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.

Questão de Concurso - 1216798

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2009

Questão 32

Instituto Vicente Nelson (IVIN)

Nível Superior

O Plano Nacional de Educação – PNE elegeu algumas prioridades, segundo o dever constitucional e as necessidades sociais. Julgue as afirmativas com V (Verdadeiro) ou F (falso) relacionados com essas prioridades:


( ) Garantia de ensino fundamental obrigatório de oito anos a todas as crianças de 7 a 14 anos, assegurando o seu ingresso e permanência na escola e a conclusão desse ensino.

( ) Garantia de ensino fundamental a todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria ou que não o concluíram.

( ) Ampliação do atendimento nos demais níveis de ensino

( ) Desenvolvimento de sistemas de informação e de avaliação em todos os níveis e modalidades de ensino


  • A.

    V-V-V-F

  • B.

    V-V-F-V

  • C.

    V-F-V-F

  • D.

    F-F-F-F

  • E.

    V-V-V-V