Imagem de fundo

De acordo com Mizukami (1986, p.1), "há várias formas de se conceber o fenômeno educati...

1
Q1129440
Teclas de Atalhos
Compartilhar

De acordo com Mizukami (1986, p.1), "há várias formas de se conceber o fenômeno educativo. Por sua própria natureza, não é uma realidade acabada que se dá a conhecer de forma única e precisa em seus múltiplos aspectos". Para a autora, o fenômeno educativo é humano, histórico e multidimensional. Nele estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e cultural. Em decorrência desses aspectos, são identificadas diferentes abordagens/concepções.


MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo.

São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.


Analise os tópicos a seguir:


I. Abordagem sociocultural: O ensino tem como base a pesquisa, a investigação, o desenvolvimento do raciocínio, a capacidade do estudante de integrar informações e processá-las, a solução de problemas. São oferecidas situações desafiadoras às crianças, tais como oficinas, jogos, teatro, trabalho em equipe etc.


II. Abordagem cognitivista: Respostas padronizadas. As informações têm de ser adquiridas e os modelos, imitados. Cabe ao estudante memorizar os conteúdos. Aula expositiva, com conteúdo pronto. O professor é o agente e o estudante é o ouvinte.


III. Abordagem humanista: Ênfase às relações interpessoais. Deve-se estimular a curiosidade e o interesse do estudante. Os conteúdos devem ser significativos, pesquisados pelos estudantes, que devem ser capazes de analisá-los criticamente. O professor assume a função de facilitador da aprendizagem. Estudante participativo e orientado a ter suas próprias experiências.


IV. Abordagem comportamentalista: Denominada também de behaviorista. O conhecimento é resultado direto da experiência planejada. Transmissão cultural de conhecimentos e comportamentos. Grande ênfase à programação e à instrução programada.



Os conceitos estão corretamente descritos em


A

I e II.

B

I e III.

C

II e IV.

D

III e IV.