Edgar Morin apresenta, em Os sete saberes necessários à educação do futuro, ideias inspiradoras para uma prática educacional que pense em uma nova concepção do próprio conhecimento. Dentro deste contexto, e considerando os principais eixos presentes na obra de Morin, leia atentamente as seguintes afirmações:
I- Segundo o pensador, as concepções tradicionais reducionistas do conhecimento geraram perda das habilidades de multiplicidade e diversidade no pensamento, e estas habilidades são essenciais para a compreensão do mundo.
II- O conhecimento, chamado por Morin de conhecimento pertinente, tem de se defrontar com a complexidade.
III- Todos os fenômenos estão envoltos de relações de desordens e contradições entre si. A simplificação do pensamento reducionista, de acordo com o autor, limita a compreensão destes fenômenos.
IV- O autor menciona que uma questão a ser pensada é a tendência do pensamento tradicional em aplicar conceitos vindos das ciências exatas aos problemas e ideias humanas gerais. Esta tendência acaba por desconsiderar diversos aspectos possíveis, como o político, o sociológico, afetivo, mitológico, etc.
Estão corretas as afirmações:
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
Apenas I e III.
Apenas I, II e IV.