Edgar Morin apresenta, em Os sete saberes necessários à educação do futuro, ideias insp...

Edgar Morin apresenta, em Os sete saberes necessários à educação do futuro, ideias inspiradoras para uma prática educacional que pense em uma nova concepção do próprio conhecimento. Dentro deste contexto, e considerando os principais eixos presentes na obra de Morin, leia atentamente as seguintes afirmações:


I- Segundo o pensador, as concepções tradicionais reducionistas do conhecimento geraram perda das habilidades de multiplicidade e diversidade no pensamento, e estas habilidades são essenciais para a compreensão do mundo.

II- O conhecimento, chamado por Morin de conhecimento pertinente, tem de se defrontar com a complexidade.

III- Todos os fenômenos estão envoltos de relações de desordens e contradições entre si. A simplificação do pensamento reducionista, de acordo com o autor, limita a compreensão destes fenômenos.

IV- O autor menciona que uma questão a ser pensada é a tendência do pensamento tradicional em aplicar conceitos vindos das ciências exatas aos problemas e ideias humanas gerais. Esta tendência acaba por desconsiderar diversos aspectos possíveis, como o político, o sociológico, afetivo, mitológico, etc.


Estão corretas as afirmações:

A

Apenas I, II e III.

B

I, II, III e IV.

C

Apenas I e III.

D

Apenas I, II e IV.