É neste sentido que se pode afirmar ser tão errado separar prática de teoria, pensament...

É neste sentido que se pode afirmar ser tão errado separar prática de teoria, pensamento de ação, linguagem de ideologia, quanto separar ensino de conteúdos de chamamento ao educando para que se vá fazendo sujeito do processo de aprendê-los. Numa perspectiva progressista o que devo fazer é experimentar a unidade dinâmica entre o ensino do conteúdo e o ensino de que é e de como aprender. É ensinando matemática que ensino também como aprender e como ensinar, como exercer a curiosidade epistemológica indispensável à produção do conhecimento (FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 141).

O Programa de Iniciação Científica Júnior é um programa que visa ao desenvolvimento de projetos de educação científica para estudantes da Educação Básica. Esse programa permite aos estudantes aprenderem todos os aspectos do desenvolvimento de um projeto científico, contando com a supervisão de um professor orientador. O apoio à inserção do corpo discente se dá por meio de concessão de bolsa, por período pré-determinado (Colégio Pedro II. PPPI 2018, p. 101).


O programa de Iniciação Científica Júnior apresentado no PPPI do Colégio Pedro II relaciona-se com o trecho de Paulo Freire


A

por proporcionar auxílio financeiro aos educandos mais carentes por meio da concessão de bolsas de estudo e, simultaneamente, os ajudar a compreender conteúdos teóricos importantes à sua formação.

B

por integrar teoria e prática na compreensão dos conteúdos, inserindo os educandos no contexto da pesquisa e nos modos de produzir conhecimento.

C

por dar ênfase à matemática como ciência integrada às demais ciências ensinadas na escola.

D

por valorizar as ciências da natureza como essenciais à saúde e, portanto, à vida cidadã.