Segundo Luckesi (2013, p. 106), “o ato de avaliar, no contexto operacional implica três...

Segundo Luckesi (2013, p. 106), “o ato de avaliar, no contexto operacional implica três passos: 1) constatar a realidade; 2) qualificar a realidade; 3) proceder a uma intervenção, se necessários.” A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e indique a correta.

A

A intervenção é a decisão que se toma de agir sobre a situação qualificada, tendo como principal objetivo mudar a realidade insatisfatória constatada.

B

O ato de avaliar deve qualificar a realidade que consiste na atribuição de uma qualidade sem uso de comparações entre critérios de qualificação e desempenho constatado.

C

Constatar a realidade deve ser uma ato natural, espontâneo, assistemático, sem uso de mecanismos e recursos metodológicos que possam contribuir para mascarar a realidade.

D

Para constatar uma realidade é importante utilizar instrumentos de coleta de dados para a avaliação, já que primeiro se coleta os dados para constatar, e depois se avalia em outra etapa do processo avaliativo.

E

A sistematização dos critérios de avaliação ocorre no momento de qualificar a realidade e sua sistematização é posterior à decisão do que ensinar e os alunos não devem conhecê-los antes de submeterem-se à avaliação.