Luckesi (1994) questiona sobre o valor da educação na e para a sociedade, e que sentido...

Luckesi (1994) questiona sobre o valor da educação na e para a sociedade, e que sentido pode ser dado à educação, como um todo, dentro da sociedade? O referido autor aborda três tendências filosófico-políticas para tais questionamentos: educação como redenção; educação como reprodução; e educação como um meio de transformação da sociedade.

I. Educação como redenção da sociedade: concebe a sociedade como um conjunto de seres humanos que vivem e sobrevivem num todo orgânico e harmonioso, com desvios de grupos e indivíduos que ficam à margem desse todo. Ou seja, a sociedade está "naturalmente" composta com todos os seus elementos; o que importa é integrar em sua estrutura tanto os novos elementos (novas gerações), quanto os que, por qualquer motivo, se encontram à sua margem. Importa, pois, manter e conservar a sociedade, integrando os indivíduos no todo social.

II. Educação como reprodução da sociedade: a interpretação do papel da educação na sociedade é a que afirma que a educação faz, integralmente, parte da sociedade e a reproduz. Aborda a educação como uma instância dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço. Não a redime de suas mazelas, mas a reproduz no seu modelo vigente, perpetuando-a, se for possível.

III. Educação como transformação da sociedade: esta tendência é a que tem por perspectiva compreender a educação como mediação de um projeto social. Ou seja, por si, ela nem redime nem reproduz a sociedade, mas serve de meio, ao lado de outros meios, para realizar um projeto de sociedade; projeto que pode ser conservador ou transformador. No caso, essa tendência não coloca a educação a serviço da conservação. Pretende demonstrar que é possível compreender a educação dentro da sociedade, com os seus determinantes e condicionantes, mas com a possibilidade de trabalhar pela sua democratização.

Assinale a alternativa correta de acordo com a interpretação de cada tendência é fato dizer que:

A
As alternativas (I - II - III) estão corretas.
B
As alternativas (I e II) estão invertidas.
C
As alternativas (I e III) estão invertidas.
D
As alternativas (II e III) estão invertidas.