Para Edgar Morin, “Os sete saberes necessários à educação do futuro não têm nenhum prog...

Para Edgar Morin, “Os sete saberes necessários à educação do futuro não têm nenhum programa educativo escolar ou universitário, não estão concentrados no primário, nem no secundário, nem no ensino universitário, mas abordam problemas específicos para cada um desses níveis que precisam ser apresentados, porque dizem respeito aos sete buracos negros da educação, que são completamente ignorados, subestimados ou fragmentados nos programas educativos, que devem ser colocados no centro das preocupações da formação dos jovens.”

São eles: as cegueiras do conhecimento; os princípios do conhecimento pertinente; ensinar a condição humana; ensinar a identidade terrena; enfrentar as incertezas; ensinar a compreensão e a ética do gênero humano.

Ainda nas palavras do autor: “Estes são os sete saberes necessários ao ensinar, não digo isso para modificar programas. Na minha opinião não temos que destruir disciplinas, mas temos que integrá-las, reuní-las uma às outras em uma ciência, como as ciências estão reunidas, como, por exemplo, as ciências da Terra, a sismologia, a vulcanologia, a meteorologia, todas elas, articuladas em uma concepção sistêmica da Terra.”

Para Morin, tudo deve estar integrado. Essa visão fragmentada em que vivemos faz com que:

A

os professores se isolem em suas disciplinas específicas.

B

as experiências docentes não sejam partilhadas entre si.

C

os reais problemas dos seres humanos permaneçam invisíveis.

D

as concepções de educação fiquem imperceptíveis.

E

as diretrizes curriculares percam o objetivo final.