Para Jamil Cury, a educação escolar é uma dimensão fundante da cidadania. Esta afirmati...

Para Jamil Cury, a educação escolar é uma dimensão fundante da cidadania. Esta afirmativa nos leva a concluir que temos que garantir que o aluno chegue à escola e permaneça nela.

Há bastante tempo a escola tem atuado de modo excludente. Ao longo da trajetória escolar, muitos alunos vão encontrando dificuldades que a escola ignora. Essa situação é explicada assim: o acesso é obrigatório por lei, principalmente no Ensino Fundamental; mas, curiosamente, no segundo segmento do mesmo Ensino Fundamental, a evasão escolar vai ganhando índices alarmantes por diversos motivos. Os mais frequentes são as sucessivas repetências e a necessidade do adolescente de trabalhar para ajudar na renda familiar. Encontramos o mesmo cenário no Ensino Médio.

Pode-se concluir, então, que, se houve igualdade de acesso, o mesmo não houve em relação à permanência na escola. Segundo Luckesi, o acesso universal ao ensino é, pois, elemento essencial da democratização e a porta de entrada para a realização desse desejo de todos nós; o segundo elemento que define a democratização de ensino é a permanência do educando na escola e a consequente terminalidade escolar. Ou seja, o aluno que teve acesso à escola deve ter a possibilidade de permanecer nela até um nível de terminalidade que seja significativo, tanto do ponto de vista individual quanto do social.

Uma ferramenta importantíssima para que as escolas sejam mais eficientes no sentido de assegurar a permanência e a qualidade do ensino é:

A
o planejamento integrado, de acordo com as diretrizes federais, demonstrando atitude de respeito e consideração com o trabalho pedagógico realizado fora das escolas.
B

a participação de toda a comunidade escolar nas decisões que modificam as estruturas tradicionais, e o reconhecimento da importância das contribuições culturais.

C

a parceria travada com as demais instituições de ensino da cidade, propiciando troca de saberes e experiências com outras escolas, fundações, universidades etc.

D

a criação de centros de estudos quinzenais ou mensais, com a participação de pessoas de relevância pedagógica e cultural para o compartilhamento de ideias.

E

o projeto político pedagógico, porque ali são traçados os princípios norteadores da atuação da escola, expressando a verdadeira gestão democrática e participativa.