Questões de Concurso de Educação, sociedade e prática escolar - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1064893

Concurso IFPR Pedagogo 2019

Questão 42

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Identifique o teórico que expressou e criticou de forma contundente o fenômeno da alienação do trabalho e do trabalhador da riqueza social que ele produz, ao analisar as condições de privação e sofrimento dos trabalhadores e de seus filhos nos primórdios da Revolução Industrial considerando que ainda hoje, em todo o mundo, milhões de trabalhadores são submetidos a salários de fome, insuficientes para uma vida digna para eles e suas famílias. Assinale a alternativa correta.
  • A. Erick Erikson
  • B. Olavo de Carvalho
  • C. Darcy Ribeiro
  • D. Paulo Freire
  • E. Karl Marx

Questão de Concurso - 1216772

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2009

Questão 17

Instituto Vicente Nelson (IVIN)

Nível Superior

Sobre a sociologia da educação. Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:


( ) Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.

( ) A concepção durkheimiana – também chamada de impressionista –, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana.

( ) As idéias de Durkheim ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educação escolar da perspectiva individualista, sempre limitada pelo psicologismo idealista


  • A.

    V-V-V

  • B.

    F-F-F

  • C.

    V-F-V

  • D.

    F-V-F

  • E.

    V-V-F

Questão de Concurso - 1089332

Concurso Professor Orientador Educacional 2011

Questão 39

Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)

Nível Superior

Sob o enfoque sociológico, algumas abordagens procuram analisar as relações entre a Educação e a Sociedade. A abordagem que vê a sociedade como um todo harmonioso, tendo a educação o papel de veicular valores éticos, integrando os indivíduos à sociedade, é identificada como:

  • A.

    crítica reprodutivista

  • B.

    transformadora

  • C.

    tecnicista

  • D.

    redentora

  • E.

    libertária

Questão de Concurso - 91398

Concurso SEE SP Diretor de Escola 2007

Questão 6

Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível Superior

A realidade profissional de Joana é um produto das transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho e da educação. Tais transformações, na modernidade, foram marcadas pelo Taylorismo e pelo Fordismo. Recentemente, a ordem do poder, no Ocidente, concentrou-se na perspectiva do Estado Mínimo. Assinale a opção que apresenta, corretamente, características de cada um desses momentos do sistema capitalista.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Questão de Concurso - 1093162

Concurso Professor Dinamizador de Educação Infantil - Educação Artística 2006

Questão 29

Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF)

Nível Superior

A importância das idéias de Gramsci (1891-1937) está em sua capacidade de atualizar o pensamento de inspiração marxista, de modo a adequá-lo às características das sociedades européias de capitalismo avançado da primeira metade do século XX.

Nesse sentido, ao analisar o sistema escolar de sua época, recuperando e ampliando a percepção de Marx, Gramsci propõe que a escola deveria ter:
  • A.

    caráter formativo, com orientação profissional, e também ser pública;

  • B.

    preocupação unicamente com o desenvolvimento das capacidades intelectuais;

  • C.

    como objetivo fundamental o desenvolvimento de habilidades manuais;

  • D.

    formação de qualidade para todas as classes, e também ser privada;

  • E.

    cursos clássicos e técnicos, de acordo com a capacidade dos alunos.

Questão de Concurso - 75032

Concurso Administrador Escolar 2004

Questão 9

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:

  • A. F, V, F, V e F.
  • B. V, F, V, F e V.
  • C. F, F, V, V e V.
  • D. V, F, V, V e V.

Questão de Concurso - 76011

Concurso UFPE Pedagogo - Área Supervisão Educacional 2004

Questão 12

COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível Superior

Alguns teóricos do pensamento pedagógico socialista são.

  • A.

    Gramisc, Freinet, Dewey e Lênin.

  • B.

    Montessori, Giroux, Marx e Rousseau

  • C.

    Makarenko, Marx, Gramisc e Lênin.

  • D.

    Makarenko, Lênin, Piaget e Marx.

  • E.

    Spencer, Claparede, Marx e Montessori.

Questão de Concurso - 76020

Concurso UFPE Pedagogo - Área Supervisão Educacional 2004

Questão 13

COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

Nível Superior

Durkheim (1858 %u2013 1917), um dos principais expoentes do pensamento pedagógico positivista, considerava que:

  • A.

    o homem é o que a educação faz dele através da disciplina, da didática, da formação moral e da cultura.

  • B.

    os sistemas educacionais objetivam mais acomodar a criança aos conhecimentos tradicionais do que formar inteligências inventivas e críticas.

  • C.

    o homem nasce bom e a sociedade o perverte.

  • D.

    o homem nasce egoísta e só a sociedade, através da educação, pode torná-lo solidário.

  • E.

    o homem é capaz de aprender e pode ser educado.

Questão de Concurso - 91912

Concurso

Questão 13

Nível

Sobre as discussões filosóficas, ao longo da história do pensamento ocidental, referentes ao conhecimento, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Várias obras, ao longo da história da filosofia, foram escritas sobre este campo, todavia ainda hoje os pensadores continuam se dedicando ao aprofundamento deste problema

  • B.

    Os pensadores ao longo da história se preocuparam com o problema do conhecimento, mas não produziram muitas obras sobre este assunto.

  • C.

    Platão, no diálogo Teeteto nos dá um exemplo de como já na antiguidade os filósofos se ocupavam do problema sobre o conhecimento.

  • D.

    Enquanto na filosofia antiga, de maneira geral, os filósofos se preocupavam com o objeto do conhecimento, na filosofia moderna a preocupação volta-se sobremaneira para o sujeito que conhece.

  • E.

    A filosofia foi profundamente marcada, no que diz respeito principalmente à teoria do conhecimento, pela filosofia transcendental kantiana.

Questão de Concurso - 91936

Concurso

Questão 16

Nível

Analise as seguintes proposições sobre lógica:

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas a proposição II está correta.

  • B.

    Apenas as proposições I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas a proposição I está correta.

  • D.

    Todas estão corretas.

  • E.

    Apenas as proposições I e III estão corretas.