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A proporção de jovens no Brasil de 18 a 24 anos que têm 11 anos de estudo é de apenas 3...

A proporção de jovens no Brasil de 18 a 24 anos que têm 11 anos de estudo é de apenas 37,9%. É o que aponta a Síntese dos Indicadores Sociais de 2009 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado revela que a população nessa faixa etária está atrasada nos estudos, já que a idade correta para que o estudante complete a educação básica, somando 11 anos na escola, é aos 17 anos. Segundo o IBGE, “a mensuração da escolaridade da população jovem de 18 a 24 anos de idade com 11 anos de estudo é considerada essencial para avaliar a eficácia do sistema educacional de um país”, diz a pesquisa. O instituto aponta que esse percentual é ainda menor no Nordeste, 31,8%, e superior no Sudeste, 44%, o que reforça as desigualdades regionais. Entre os estudantes de 18 e 24 anos, a maioria frequenta nível de ensino abaixo do recomendado.(Disponível em:< http://zerohora.clicrbs.com.br>. Acesso em: 22 set. 2010). Os dados acima caracterizam problemas na educação básica que, entre outros fatores, podem ser atribuídos

A

à ausência de uma política nacional de avaliação que estimule a competitividade entre as escolas, o que poderia contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.

B
às novas configurações sociais que estimulam os jo­ vens a ingressar rapidamente no mercado de traba­ lho, tendo e vista o crescimento econômico da últi­ ma década.
C

aos mecanismos de seleção dos quadros de pessoal das secretarias de educação, que não contemplam a contratação de especialistas capazes de resolver o problema do ensino médio.

D
à histórica distorção idade/ano escolar devido à fragmentação e descontinuidade das políticas educacionais que contemplam a correção do fluxo escolar.