Demerval Saviani descreve onze teses sobre educação e política em sua obra Escola e Dem...

Demerval Saviani descreve onze teses sobre educação e política em sua obra Escola e Democracia, mostrando como se configuram as relações entre educação e política e evidenciando que “toda prática educativa, como tal, possui uma dimensão política assim como toda prática política possui, em si mesma, uma dimensão educativa.”


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição sobre a dimensão política da educação presente na obra referida acima:

A

A dimensão política da educação apresenta uma existência histórica e pode ser compreendida para além das manifestações sociais determinadas.

B

A dimensão política da educação consiste em que, dirigindo-se aos não-antagônicos a educação os fortalece (ou enfraquece) por referências aos antagônicos e desse modo potencializa (ou despotencializa) a sua prática política.

C

A dimensão política da educação consiste em envolver a articulação entre antagônicos visando a derrota dos não-antagônicos.

D

A dimensão política da educação consiste no enfraquecimento dos não-antagônicos em busca da apropriação dos instrumentos culturais.