O Projeto Político-Pedagógico eventualmente se concretiza num plano que serve de “norte...

O Projeto Político-Pedagógico eventualmente se concretiza num plano que serve de “norte” para as ações desenvolvidas no âmbito escolar. Considerando a elaboração do PPP, analise.


I. A primeira condição da educação formal é o estabelecimento de finalidades: os educadores devem saber exatamente que tipo de aluno querem formar, que papel esse aluno deverá vir a desempenhar na sociedade, que tipo de sociedade pretendem vir a ter, que competências básicas deverão ser perseguidas etc.


II. É parte do trabalho de construção do PPP identificar as instâncias de poder, a lógica como esse poder é exercido, as funções educativas predominantes, as relações interpessoais e a maneira como se deseja modificá-las para melhor.


III. O currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Resulta da interação entre sujeitos que têm os mesmos objetivos e implica opção por um referencial teórico que lhe dê sustentação.


IV. Quando se busca uma nova organização do trabalho pedagógico, considera-se que as relações de trabalho no interior da escola deverão ser baseadas em atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva.


V. É por meio da avaliação que o PPP se torna dinâmico: é ela que nos fornece as informações necessárias para a manutenção do processo ou para a reformulação de metas e objetivos, o que conduz, necessariamente, à reformulação de ações e estratégias.


Estão corretas apenas as afirmativas



A

I, II, III, IV, V

B

I, II, III, IV

C

I, II, III

D

II, III, IV, V

E

I, II, IV, V