Imagem de fundo

Considerando-se que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é um instrumento orie...

Considerando-se que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é um instrumento orientador primordial da ação educativa, assinale a alternativa correta.

A

O sucesso de elaboração de um PPP tem como base o compromisso político e o engajamento dos professores de forma mais intensa que os demais envolvidos, equipe escolar e comunidade, pois afeta diretamente sua prática pedagógica.

B

A articulação de espaços coletivos e participativos na escola deve ter como princípio o reconhecimento dos erros do passado e o compromisso de reparação aos envolvidos da comunidade escolar no presente.

C

Na medida em que se busca elaborar o PPP como uma expressão viva da realidade, a participação da comunidade escolar é um princípio estruturador do trabalho coletivo na escola.

D

Um PPP eficiente e revelador da realidade escolar é marcado por ações de voluntarismo, ainda que não metódicas, que desencadeiam transformações na direção de uma formação cultural de qualidade aos alunos.

E

A construção do PPP nas e pelas escolas revela um esgotamento de suas possibilidades, requerendo a aproximação, assim, de práticas mais gerenciais pautadas pela eficiência e pelo profissionalismo.