Imagem de fundo

Considerando a importância da participação do professor na elaboração do Projeto Políti...

Considerando a importância da participação do professor na elaboração do Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta.

A

É no espaço concreto de cada escola que se desenvolve a verdadeira formação, levando-se sempre em conta os problemas pedagógicos ou educativos, hipotéticos e abstratos.

B

Universidades e especialistas são espectadores no plano teórico e metodológico, sendo irrelevantes para o processo. Porém, o conhecimento só terá eficácia se o professor conseguir inseri-lo em sua dinâmica pessoal e articulá-lo com seu processo de desenvolvimento.

C

A formação deve ocorrer do início ao final do exercício profissional. Para que isso ocorra, de fato, acredita-se que o interior da escola seja o melhor contexto para o avanço da docência.

D

É impossível ocorrer a formação dos professores na própria escola, considerando que nesse ambiente sempre há muito trabalho com os alunos, o que torna o tempo escasso à realização de outras atividades.

E

A formação continuada pode promover mudanças no discurso profissional, porém, não deve substituir a reprodução de modelos didáticos pela reflexão sobre a atividade cotidiana desenvolvida na sala de aula.