A forma de trabalho é tão familiar para alguns professores que já
não sentem necessidade de discutir com os colegas e colocar no
papel o seu planejamento de aulas. Esta situação é uma oportunidade
de mediação da coordenação pedagógica para resgatar a
dimensão coletiva do trabalho educativo e explicitar a necessidade
de comunicação e de interação com o projeto pedagógico e
com os pares.
Avalie se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre oportunidades
que podem auxiliar a supervisão pedagógica no processo
de mediação.
( ) Formalização de compromissos com a equipe pedagógica
para confirmar que cabe a esta a elaboração do plano de ensino.
( ) Levantamento das práticas novas que estão misturadas com
as equivocadas e presentes na realidade dos professores e da
escola, pois precisam ter continuidade.
( ) Encontros para refletir sobre visão de mundo, opção por um
quadro de valores, posicionamento frente à realidade social
conflitiva, a partir do contexto bem definido da atuação do
professor.
( ) Reuniões pedagógicas para a problematização da necessidade
de mudança no processo de planejamento que ajudam o
professor a compreender onde é que seu grupo está e quais
são as suas dificuldades.
( ) Debates sobre temáticas mais amplas tendem a desalienar o
professor mais que o diálogo sobre o significado e os pressupostos
da atividade docente naquilo que ela tem de mais
concreto e específico.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é