Imagem de fundo

A forma de trabalho é tão familiar para alguns professores que já não sentem necessidad...

A forma de trabalho é tão familiar para alguns professores que já não sentem necessidade de discutir com os colegas e colocar no papel o seu planejamento de aulas. Esta situação é uma oportunidade de mediação da coordenação pedagógica para resgatar a dimensão coletiva do trabalho educativo e explicitar a necessidade de comunicação e de interação com o projeto pedagógico e com os pares.


Avalie se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre oportunidades que podem auxiliar a supervisão pedagógica no processo de mediação.

( ) Formalização de compromissos com a equipe pedagógica para confirmar que cabe a esta a elaboração do plano de ensino.

( ) Levantamento das práticas novas que estão misturadas com as equivocadas e presentes na realidade dos professores e da escola, pois precisam ter continuidade.

( ) Encontros para refletir sobre visão de mundo, opção por um quadro de valores, posicionamento frente à realidade social conflitiva, a partir do contexto bem definido da atuação do professor.

( ) Reuniões pedagógicas para a problematização da necessidade de mudança no processo de planejamento que ajudam o professor a compreender onde é que seu grupo está e quais são as suas dificuldades.

( ) Debates sobre temáticas mais amplas tendem a desalienar o professor mais que o diálogo sobre o significado e os pressupostos da atividade docente naquilo que ela tem de mais concreto e específico.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

A

(V); (V); (F); (F); (V).

B

(F); (F); (V); (V); (F).

C

(F); (F); (V); (F); (V).

D

(V); (V); (F); (V); (F).