Imagem de fundo

Pelo menos sete elementos básicos podem ser apontados na construção do PPP. Sobre eles,...

Pelo menos sete elementos básicos podem ser apontados na construção do PPP. Sobre eles, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 em relação a esses elementos:

Coluna 1

1. Finalidades da escola.

2. Estrutura organizacional.

3. Currículo.

4. Tempo escolar.

5. Processo de decisão.

6. Relações de trabalho.

7. Avaliação.

Coluna 2

( ) Uma estrutura administrativa da escola, adequada à realização de objetivos educacionais, de acordo com os interesses da população, deve prever mecanismos que estimulem a participação de todos no processo de decisão.

( ) É importante ressaltar que os educadores precisam ter clareza dos propósitos de sua escola. Para tanto, há necessidade de se refletir sobre a ação educativa que a escola desenvolve com base nos objetivos que ela define.

( ) A organização do tempo do conhecimento escolar é marcada pela segmentação do dia letivo, e o currículo é, consequentemente, organizado em períodos fixos de tempo para disciplinas supostamente separadas.

( ) Acompanhar as atividades e avaliá-las levam-nos à reflexão, com base em dados concretos, sobre como a escola organiza-se para colocar em ação seu projeto político-pedagógico.

( ) Nessa trajetória, ao analisar a estrutura organizacional, ao avaliar os pressupostos teóricos, ao situar os obstáculos e vislumbrar as possibilidades, os educadores vão desvelando a realidade escolar, estabelecendo relações, definindo finalidades comuns e configurando novas formas de organizar as estruturas administrativas e pedagógicas para a melhoria do trabalho de toda a escola na direção do que se pretende.

( ) É um importante elemento constitutivo da organização escolar. Implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente.

( ) É importante reiterar que, quando se busca uma nova organização do trabalho pedagógico, está se considerando que as relações de trabalho, no interior da escola, deverão estar calcadas nas atitudes de solidariedade, de reciprocidade e de participação coletiva, em contraposição à organização regida pelos princípios da divisão do trabalho, da fragmentação e do controle hierárquico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A

5 – 1 – 4 – 7 – 2 – 3 – 6.

B

3 – 4 – 7 – 2 – 1 – 6 – 5.

C

1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7.

D

4 – 3 – 6 – 1 – 7 – 2 – 5.

E

7 – 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1.