Imagem de fundo

O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a...

O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.

I-Equipe diretiva, especialistas, professores, funcio- nários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da ges- tão democrática presente na Constituição de 1988.

II-De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natu- reza da ação pedagógica.

III-A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.

IV-A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso socio-político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

São corretas APENAS as afirmações

A

I e II.

B

II e III.

C

II e IV.

D

I, II e III.

E

I, III e IV.