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A psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da...

A psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação, dos quais derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de instrução e avaliação, bem como métodos de pesquisa apropriados para estudar o pensamento e os processos afetivos dos estudantes e os processos cultural e socialmente complexos das escolas. Relacione adequadamente as teorias da psicologia educacional às respectivas características.


1. Estruturalismo.

2. Funcionalismo.

3. Behaviorismo.

4. Gestalt.

5. Psicanálise.


( ) Nesta teoria procura‐se enfatizar os processos mentais inconscientes. O inconsciente é a primeira fonte de conflitos e desordens mentais.

( ) Método de análise praticado nas ciências do século XX, especialmente nas áreas humanas. Procura explorar as inter‐relações através das quais o significado é produzido dentro da cultura.

( ) O principal interesse desta corrente teórica reside na utilidade dos processos mentais para o organismo, nas suas constantes tentativas de se adaptar ao meio. O ambiente é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento.

( ) Uma das principais teses desta teoria é que deve‐se estudar os eventos ambientais (estímulos) e o comportamento observável (respostas). A experiência é uma influência mais importante no comportamento, nas aptidões e nos traços do que a hereditariedade.

( ) Traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma ideia. O princípio básico desta teoria é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.


A sequência está correta em

A

1, 2, 3, 4, 5.

B

5, 1, 2, 3, 4.

C

2, 3, 5, 4, 1.

D

3, 4, 5, 2, 1.