Imagem de fundo

Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, baseada na Psicologia Genética, a educ...

Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, baseada na Psicologia Genética, a educação é concebida como a vivência de experiências múltiplas e variadas tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando. Na sucessão de experiências vivenciadas, os conteúdos são o instrumento utilizado para ativar e mobilizar os esquemas mentais operatórios de assimilação. Nessa abordagem, o educando é um ser ativo e dinâmico, que participa da construção de seu próprio conhecimento. Dentro dessa visão, em que educar é formar e aprender é construir o próprio saber, a avaliação assume dimensões mais abrangentes que se caracterizam por:

A

Verificar em que medida os alunos estão alcançando os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem. Tais objetivos não correspondem em mudança e aquisição de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais.

B

A avaliação tem um caráter seletivo, uma vez que é vista como uma forma de classificar e promover o aluno de uma série para outra ou de um grau para outro.

C

Atualmente, a avaliação assume novas funções, pois é um meio de medir a quantidade de conhecimentos e conteúdos adquiridos pelos alunos, verificando em que medida os objetivos propostos para o processo de ensino e aprendizagem estão sendo atingidos.

D

É suficiente testar e medir, pois os resultados obtidos por esses instrumentos devem ser interpretados sob a forma de avaliação.

E

O ato de avaliar consiste em verificar se os alunos estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na construção de seu saber. Nessa perspectiva, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo.