As provas operatórias piagetianas são aplicadas pelo psicopedagogo com o objetivo princ...

As provas operatórias piagetianas são aplicadas pelo psicopedagogo com o objetivo principal de determinar o nível da estrutura cognoscitiva com o qual o aprendente opera na sua relação com o mundo. Nesse sentido, são instrumentos de avaliação intelectual individual que permitem investigar se o sujeito já atingiu um estágio cognitivo no qual é capaz de realizar determinadas operações mentais.

Especificamente no que se rerefere à capacidade intelectual de conservação de quantidades, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as Falsas.

( ) A conservação é definida por Piaget como a capacidade de perceber que, apesar das variações de forma ou de arranjo espacial, uma quantidade ou valor não se altera se dele não se retira ou se adiciona algo.

( ) A conservação se desenvolve entre os sete e os onze anos, aproximadamente, seguindo uma sequência na qual se torna mais complexa.

( ) A conservação de volume desenvolve-se antes da conservação de superfície; assim como a conservação de peso se desenvolve antes da conservação de líquido.

( ) Os aprendentes não conservadores, que se situam no nível um na prova de conservação de massa, utilizam argumentos de identidade, de reversibilidade e / ou de compensação.

Assinale a sequência correta.

A
V F V F
B
F V F V
C
V V F F
D
F F V V