Imagem de fundo

Sobre “educação” e “escola” no Brasil, pode-se considerar quatro importantes concepções...

Sobre “educação” e “escola” no Brasil, pode-se considerar quatro importantes concepções utilizadas na organização e funcionamento da escola. Assim, relacione as informações abaixo:

1. Concepção humanista tradicional

2. Moderna

3. Analítica

4. Dialética

( ) Considera a educação a partir do conjunto das relações sociais e, assim, aborda os problemas educacionais compreendidos dentro de um contexto histórico.

( ) Como princípios, defende a existência de sistemas públicos de ensino que sejam leigos, universais, gratuitos e centrados no educador que deve ser imitado pelos seus educandos.

( ) Formula o seu conceito de educação com base na tarefa educacional que é definida como aquela que oferece um significado lógico à linguagem em função do seu contexto tanto do educador quanto daqueles a quem ele se dirige.

( ) Defende que o aspecto psicológico predomina sobre o lógico e transfere o cerne do processo educativo do adulto para a criança considerando as suas atividades de existência, considerando que a educação segue o ritmo de vida que varia segundo as diferenças individuais, desconsiderando, na educação, esquemas predefinidos e lógicos.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

A
4,1,3,2
B

4,3,2,1

C

4,2,1,3

D

3,1,4,2

E

3,4,2,1