São desafios para formação de professores da Educação Profissional Tecnológica (EPT) no...

São desafios para formação de professores da Educação Profissional Tecnológica (EPT) no contexto brasileiro:

A

Formação docente voltada para o mercado de trabalho apoiado na globalização do trabalho. Ênfase na concepção de uma razão instrumental e nos princípios da racionalidade produtividade, lucratividade e qualidade total.

B

Formação docente que priorize uma concepção compatível com o perfil das instituições de EPT. Sólida formação técnica e humanística. Fortalecimento da racionalidade ética frente à racionalidade tecnológica. Articulação entre a problemática das relações entre educação e trabalho. Política de remuneração elevada para motivação profissional.

C

Formação docente voltada para a multiculturalidade e a interculturalidade através de um complexo processo de intercâmbio de indivíduos que produzem a interdependência e a integração, a fragmentação e o antagonismo.

D

Formação docente voltada para as transformações científico-tecnológicas subordinadas à lógica do mercado de trabalho que intensifica o ritmo de trabalho, assegura o aumento da produção e da produtividade para garantir o poder social.

E

Formação docente focada na busca pelo fortalecimento do mercado em detrimento das prioridades sociais.