Sobre discussões de gênero e o contexto escolar, levando em conta as pesquisas de Guaci...

1
Q1147317
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Sobre discussões de gênero e o contexto escolar, levando em conta as pesquisas de Guacira Lopes Louro (2014), leia com atenção as proposições a seguir e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.


( ) A escola vem exercendo influências nos corpos e nas almas de seus alunos hoje em dia, sob as mesmas formas que em seu princípio: utilizando-se de manuais para treinar os gestos, os movimentos e os sentidos para produzir corpos escolarizados de meninos ou de meninas, distinguindo-os dos não escolarizados.

( ) Currículos, normas, procedimentos de ensino, teorias, linguagem, materiais didáticos, processo de avaliação são, seguramente, loci das diferenças de gênero, sexualidade, etnia, classe – são constituídos por essas distinções e, ao mesmo tempo, seus produtores.

( ) Dadas as discussões atuais em relação ao feminismo, como um movimento social organizado, a escola tem se tornado, cada vez mais, uma instituição neutra ao se tratar de questões de gênero, a fim de não imprimir marcas distintivas sobre os sujeitos.

( ) Há um movimento, por parte de algumas feministas, a favor do retorno da organização das escolas pela separação dos gêneros. De acordo com suas defensoras, as alunas teriam mais oportunidades de liderança e de expressão, diminuindo a tendência de que as meninas se comportassem conforme estereótipos de gênero.

( ) [...], é possível argumentar que, ainda que as agentes do ensino possam ser mulheres, elas se ocupam de um universo marcadamente masculino - não apenas porque as diferentes disciplinas escolares se construíram pela ótica dos homens, mas porque a seleção, a produção e a transmissão dos conhecimentos [...] são masculinos.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:


A

V, F, F, F, V

B

V, V, F, V, F

C

F, V, F, V, V

D

V, V, V, F, F

E

F, F, V, F, V