Concebe-se a Educação Integral como a busca por potencializar o desenvolvimento pleno d...

Concebe-se a Educação Integral como a busca por potencializar o desenvolvimento pleno do ser humano, integrando diferentes tempos, espaços e sujeitos no processo educativo e contemplando a ampliação de oportunidades de aprendizagem, dentro e fora da unidade, com atenção ao percurso formativo.” (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis -2016-p.41).

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

A

É necessário firmar parcerias com a comunidade escolar, tendo claro que as aprendizagens que ocorrem fora da escola não compõem os saberes válidos e dispensam avaliação.

B

É imprescindível potencializar o entorno escolar como lócus para que os estudantes possam realizar aprendizagens que substituam o currículo formal, desde que acompanhadas por profissional com formação em ensino superior.

C

É fundamental realizar o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos em suas aprendizagens externas a escola, mesmo que não tenham sido fruto de parceria, validando as como saberes disciplinares permitindo-lhes a dispensa de certos conteúdos e frequência escolar.

D

É possível relativizar a frequência escolar, desde que o estudante comprove que no contraturno está em Educação Integral, frequentando assiduamente outros espaços da comunidade, seja em instituições públicas ou privadas.

E

É necessário reconhecer o entorno escolar e aguçar o olhar para a comunidade, para firmar possíveis parcerias com instituições locais, públicas e privadas, expandindo a oferta de espaços e oportunidades de aprendizagem.