Imagem de fundo

Diante dessa concepção de educação, é incorreto afirmar que a escola

Diante dessa concepção de educação, é incorreto afirmar que a escola

A

tem, diante de si, o desafio de sua própria recriação, pois tudo que a ela se refere constitui-se como invenção: os rituais escolares são invenções de um determinado contexto sociocultural em movimento.

B

é o lugar que desenvolve processo de socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantêm e se transformam saberes, conhecimentos e valores. A educação é processo e prática que se concretiza nas relações sociais que transcendem o espaço e o tempo escolares, tendo em vista os diferentes sujeitos que a demandam.

C

é uma instituição de ensino com a função predominantemente de transmissão de conteúdos e de formação social individual. O conhecimento humano possui um caráter cumulativo, que deve ser adquirido pelo indivíduo pela transmissão dos conhecimentos a ser realizada na instituição escolar. Ao sujeito que está adquirindo conhecimento compete memorizar definições, sínteses e resumos que lhe são oferecidos no processo de educação formal.

D

é uma organização temporal, que deve ser menos rígida, segmentada e uniforme, a fim de que os estudantes, indistintamente, possam adequar seus tempos de aprendizagens de modo menos homogêneo e idealizado.