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Em tempos e contextos histórico-sociais determinados, há tendências pedagógicas que se ...

Em tempos e contextos histórico-sociais determinados, há tendências pedagógicas que se constituem como referência predominante das práticas educacionais. Elas influenciam a definição dos objetivos, conteúdos e métodos da ação pedagógica, e produzem efeitos nas relações entre o professor e o estudante durante o processo de ensino e aprendizagem. Essas tendências podem ser classificadas como liberal tradicional, liberal renovada, liberal renovadora não diretiva, liberal tecnicista, progressista libertadora, progressista libertária e histórico-crítica.


Tendo em vista a correlação das tendências com as práticas pedagógicas, é característica da tendência progressista libertadora


A

entender que a educação deve ser centralizada no estudante e que o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito.

B

explorar conteúdos por meio de temas geradores e utilizar como método os grupos de discussão.

C

realizar-se por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.

D

basear-se na aprendizagem informal, via grupo, na forma da auto-gestão.