Imagem de fundo

A obra Professores do Brasil: impasses e desafios destaca algumas queixas de professore...

A obra Professores do Brasil: impasses e desafios destaca algumas queixas de professores, baseando-se em estudos que têm como foco iniciativas de formação continuada de professores nas redes de ensino. De forma unânime, os professores queixam-se, dentre outras coisas, do(a)

A

descontinuidade das políticas e orientações do sistema e do fato de a formação continuada ser organizada com pouca sintonia com as necessidades e dificuldades dos professores e da escola.

B

exigência de terem de participar das decisões acerca dos processos de formação aos quais são submetidos, o que demanda tempo e acaba prejudicando-os em sua rotina.

C

“intromissão” dos formadores que, a fim de conhecerem os contextos escolares e os professores que estão a formar, entram em sala e assistem às aulas nas escolas.

D

fato de os programas preverem acompanhamento e apoio sistemático excessivo da prática pedagógica dos professores, que sentem dificuldade de dialogar com os formadores.

E

fato de as novas propostas não surtirem efeito algum sobre a prática pedagógica, mesmo não encontrando dificuldades em prosseguir com elas após o término do programa.